expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Filme da Semana

Capitão América - O Primeiro Vingador

Bom filme-pipoca. Não é eletrizante, mas funciona ao respeitar o material original e tratar com carinho e cuidado a iconografia do Capitão América escapando do estigma do patriotismo embutido nas raizes do herói ao ironizar o uso do personagem como garoto-propaganda do governo americano para elevar o moral da nação durante a Segunda Guerra Mundial.
Na abertura, no Polo Norte, o diretor Joe Johnston (que trabalhou como técnico de efeitos especiais na série Indiana Jones e Star Wars) faz uma homenagem a Contatos Imediatos do 3º Grau, do padrinho Spielberg e O Enigma do Outro Mundo de John Carpenter. A reconstituição de Nova Yorque dos anos 40 é impecável e mesmo tendo um tom ingênuo e nostálgico os roteiristas e o diretor conseguiram gerar empatia pelos personagens. As motivações e o carisma do elenco são a melhor parte do filme, enquanto as sequências de ação são apenas corretas. Entre elas surge uma pequena jóia em especial, onde o Capitão desarma um tanque de guerra de proporções gigantescas, remetendo diretamente aos quadrinhos originais do Joe Simon e Jack Kirby.

Mesmo gostando do clima cartunesco de seriado dos anos 40 seria perfeito se os membros da Hidra falassem alemão. Isso fez muita diferença em X-Men - First Class por exemplo.



Comparando com outros filmes da linha de montagem do Marvel Studios, Capitão América é superior à Thor, mas não é tão redondo como o primeiro Homem-de-Ferro. Usando uma referência mais próxima O Primeiro Vingador acerta mais que Indiana Jones e O Reino Caveira de Cristal, porém o posto de filme de heróis e aventuras do ano fica com X-Men - First Class.
No campo dos easter eggs procure o corpo do Tocha Humana (o androide) original está exposto na Feira de Tecnologia.
E claro espere até os créditos subirem, tem o teaser de Os Vingadores.

Captain America - The First Avenger

EUA , 2011 - 124 min.
Direção:Joe Johnston
Roteiro:Christopher Markus, Stephen McFeely
Elenco:Chris Evans, Hugo Weaving, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Dominic Cooper, Tommy Lee Jones, Stanley Tucci, Richard Armitage, Toby Jones, Neal McDonough
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...