expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Filme da Semana

Melancolia

Passando por um período de depressão profunda o diretor dinamarquês Lars Von Trier usou a história dos últimos dias da terra, prestes a ser destruída por um planeta chamado Melancolia, para exorcizar seus dissabores.
Angustiante e corrosivo o filme se apoia em três personagens para observar como funcionamos diante de um fim anunciado.  A bem sucedida publicitária Justine, sua irmã Claire e John o cunhado rico e cético. A história flui incômoda na primeira metade, focada em Justine (interpretada com nuances que valeram a láurea de melhor atriz para Krinsten Dunst em Cannes) e sua aparente festa de casamento perfeita. A vida de Justine seria ideal, com o noivo perfeito e uma carreia bem sucedida, mas uma sombra que apenas ela consegue perceber a esfacela e aliena para o mundo. O segundo capítulo, focado na esperança de Claire (na pele de Charlote Gainsbourgh) alimentada pela certeza inabalável do marido John (Kiefer Sutherland) de que o impacto não acontecerá, gera questões filosóficas instigantes.
Tecnicamente, Melancolia é impecável, a paleta de cores sépia na primeira metade do filme e azul na parte final, são guias sensoriais contrapondo a amargura versus a serenidade. Von Trier e o cinematógrafo Manuel Alberto Claro imprimem imagens fantasmagóricas difíceis de apagar da retina - em especial  a surreal sequência de abertura com stills em baixa velocidade (que remetem ao trabalho do artista Bob Wilson) e o primeiro vislumbre do planeta gigante nascendo no horizonte.
Mesmo sendo fã da marca iconoclasta e amarga do Lars Von Trier, Melancolia é uma jornada desconfortável  que requer complacência do espectador.

Melancholia
Dinamarca / Suécia / França / Alemanha , 2011 - 136 minutos
Drama / Ficção científica
Direção:Lars Von Trier
Roteiro:Lars Von Trier
Elenco:Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Alexander Skarsgaard, John Hurt, Stellan Skarsgaard, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...