expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Apostas para o Festival do Rio 2011


Outubro está chegando e é hora de fazer a lista de compras do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Começa dia 6 de outubro e a lista de filmes exibidos já está disponível.
Avaliando as carreiras dos filmes em outros festivais e mostras internacionais, a reputação de certos diretores e considerando gêneros que tenho mais apreço, fiz minha peneira pra não sofrer escolhendo na fila da central de vendas do Espaço de Cinema. A venda dos ingressos teve início dia  27 de setembro, pelo Ingresso.com, e a Central de Ingressos funcionará a partir da segunda-feira, dia 03 de outubro, em local  a ser divulgado pela organização do festival. Estão disponíveis passaportes para 20 (R$160,00) e 50 (R$300,00) filmes e serão trocados por ingressos na Central.

Os Imperdíveis

Drive - Nicolas Winding Refn (2011)
Premiado em Cannes como melhor diretor, o dinamarquês Nicolas Winding Refn, um dos mais instigantes autores que surgiram na década passada, traz Ryan Gosling num thrilher cercado de referências a filmes como Vanishing Point com synth pop anos 80 tocando ao fundo.

Hanna - Joe Wright (2011)
O diretor de Desejo e Reparação(Atonement) fez um conto de fadas travestido de filme de ação. Hanna (Saoirse Ronan) é uma máquina de matar de 16 anos de idade que viveu isolada da civilização e subitamente descobre uma nova realidade enquanto foge de agentes secretos. A trilha dos Chemical Brothers é um cereja nesse bolo etéreo e sangrento.

A Outra Terra (Another Earth) - Mike Cahill (2011)
Consagrado no último Festival de Sundance com o Prêmio Especial Júri, essa ficção científica romântica mostra o que acontece com o mundo ao descobrir que existe um outro planeta Terra com pessoas idênticas a nós escondido atras do sol. A atriz Brit Marling, uma das criadoras da história, é um dos destaques do filme.

Tabloid - Errol Morris (2010)
A lenda viva dos documentários Errol Morris conta a surreal jornada da ex-Miss Wyoming Joyce McKinney, que na década de 70 sequestrou o namorado, se envolveu com mórmons, seitas e acabou na cadeia.

Ninja Kids- Takashi Miike (2011)
O prolífico e eclético diretor japonês (Visitor Q, Audition, Ichi The Assassin, 13 Assassins) ingressa em um novo gênero adaptando o popular mangá e anime Nintama Rantaro. Miike tem um senso de humor particular e muitas vezes doentio brinca com um elenco infantil, maquiagem e um roteiro absurdo onde um clã de ninjas crianças enfrentam rivais adultos na tentaiva de proteger uma dupla de cabelereiros malucos.


Ganhar ou Ganhar (Win Win) - Tom McCarthy (2011)
Tom McCarthy é um diretor/ator capaz de contar pequenas pérolas sentimentais como O Agente da Estação e O Visitante. Bem recebido em Sundance Win Win traz Paul Giamatti num drama esportivo inspirado em fatos da própria vida do diretor.

Battle Royale 3D - Kinji Fukasaku (2000)
Um dos filmes mais violentos e controversos da década passada Battle Royale enfim encontra espaço nos cinemas brasileiros em versão 3D (serio?). Tarantino é fá de carteirinha e ajudou a promover essa adaptação do mangá distópico, onde adolescentes devem se enfrentar em um torneio de vida ou morte.

 
George Harrison: Living in the Material World - Martin Scorsese (2011)
Documentário para HBO sobre o Beatle mais discreto, morto em 2001. São 3h 28m de depoimentos de amigos, músicos e fãs que falam além da carreira musical de outras facetas  de Harrison como produtor executivo de filmes (foram 27), entre eles A Vida de Brian, Timebandits e Surpresa em Shangai.

The Woman - Lucky McKee (2011)
Já exibido no Brasil, na mostra de cinema fantástico e horror Rio Fan em Julho, The Woman causou desconforto com uma abordagem diferente para o gênero de torture porn.

Martha Marcy May Marlene - Sean Durkin (2011)
Estreando na direção de longas-metragens, Sean Durkin foi agraciado esse  ano em Sundance, com o prêmio Directing Award por esse thriller psicológico. O filme (que tem roteiro de Durkin)  narra a tentativa de uma jovem lidar com as sequelas emocionaisdeixadas após viver um período sob  da influencia de culto/comunidade alternativa no meio-oeste americano. Elizabeth Olsen ex-atriz mirim da dupla de gêmeas Mary e Kate é a protagonista e o grande John Hawkes (o Teardrop de Inverno da Alma) interpreta o líder do culto.
 
Juan de los Muertos - Alejandro Brugués (2011)
Atualmente exibido na festival de cinema fantástico e horror Fantastic Fest, Juan de Los Muertos faz sátira com a vida sofrida em Cuba, durante uma epidemia zumbi. Na história, escrita e drigida por Alejandro Brugués, Juan é um biscateiro falido que encontra na infestação de mortos-vivos uma chance de ganhar uns trocados e abre um negócio de "exterminador" de desmortos. Impressiona constatar que  além dos resultado técnicos diante do orçamento magrelo é que o filme foi realmente produzido em Cuba e foi liberado pela censura.

Public Speaking - Martin Scorsese (2011)
Documentário sobre a afiada escritora nova-iorquina Fran Lebowitz .Produzido pelo canal HBO o conterrâneo Scorsese traça um painel sobre a carreira e influencia de Lebowitz na vida cultural da cidade intercalando comentários ácidos da própria autora.

Search and Destroy: Iggy & The Stooges' Raw Power - Morgan Neville (2010)
Especialista em docs musicais Morgan Neville diretor dos docs Johnny Cash's America , Respect Yourself: The Stax Records Story e The Night James Brown Saved Boston alem de produtor de Pearl Jam Twenty, conta a história do grupo que sedimentou as bases sujas para o surgimento do punk rock a partir de conversas com ex-membros da banda e músicos amigos como Henry Rollins, Chrissie Hynde e Mike Watt.

Cameraman: The Life and Work of Jack Cardiff - Craig McCall (2010)
Um olhar sobre o trabalho do diretor de fotografia britânico que ajudou a moldar imagens marcantes usando lentes Technicolor em dezenas de filmes como Os Sapatinhos Vermelhos, Black Narcisus e Uma Aventura na África.

Snowtown - Justin Kurzel (2011)
Premiado em Cannes com uma Menção Especial, Snowtown conta a relação de amizade entre um adolescente e o serial killer mais perigoso da Austrália. Tensa a história é um mergulho íntimo em uma mente perturbada.

Bobby Fischer Against the World - Liz Garbus (2011)
O documentário apresenta a dramática carreira do enxadrista Bobby Fisher. Da infância conturbada até se tornar uma celebridade e símbolo da Guerra Fria.

Guilty of Romance - Sion Sono (2011)
Novo trabalho do cultuado diretor japonês Sion Sono, autor dos aclamados Suicide Club e Coldfish. Violência, comportamentos perturbadores e perversão sexual, os temas mais recorrentes na obra de Sono são no mínimo um bom pretexto para mais um exercício de técnica visual.

Os Interessantes 

Faust - Aleksandr Sokurov (2011)
Premiado com o Leão de Ouro no último Festival de Veneza o diretor do monumental A Arca Russa adapta o clássico da literatura alemã, que narra o drama de um homem que vende a alma para o demônio em troca de conhecimento.

The Tillman Story - Amir Bar-Lev (2010)
Documentário sobre a luta da família do soldado e ex-estrela do futebol americano morto em combate, Pat Tillman contra o uso da  sua imagem como peça de propaganda pelo governo dos EUA.

Post-mortem - Pablo Larrain (2010)
O diretor do polêmico Tony Manero, retorna ao período mais sombrio da história chilena sob a ótica de um legista solitário submerso por corpos das vítimas do terror do governo Pinochet durante o golpe militar.

Rabies (Kalevet) - Aharon Keshales e Navot Papushado (2010)
Terror israelense sobre dois irmãos adolescentes que ao fugir da casa dos pais trombam com um psicopata.

Underwater Love - Shinji Imaoka (2011)
Musical bizarro sobre uma garota que se apaixona pelo espírito de um antigo colega de escola reencarnado em forma de um homem-tartaruga. Coreografias ridículas, canções surreais e sexo dentro d água. Vale checar o trailer.

Red State - Kevin Smith (2011)
Financiado de forma independente é o primeiro Thriller dirigido pelo nerd Kevin Smith, que bolou um modelo de negócio peculiar: uma turnê onde apresentava o filme para fãs que pagavam cerca de 80 dolares para assistir Red State. Com isso ele conseguiu recuperar o investimento do filme antes mesmo do lançamento oficial em no formato vídeo on demand. O filme dividiu opiniões e vale mais pela curiosidade de ver o gordinho se arriscando em um formato diferente de comédias. O veterano Michael Parks (de Kill Bill e Planeta Terror) se destaca como o pastor extremista Abin Cooper.

A Funny Man (Dirch) - Martin P. Zandvliet (2011)
Biografia sobre o comediante dinamarquês Dirch Passer.

4:44 Last Day on Earth - Abel Ferrara (2011)
O inconstante Abel Ferrara, conhecido por cults como O Rei de Nova Yorque e Vício Frenético e bombas como Os Invasores de Corpos  e Go Go Tales narra os últimos momentos da terra antes do fim do mundo. Com Willem Dafoe e Natasha Lyonne trancados num apartamento esperando o armagedon, num filme-catástofre sereno e minimalista.

Silvio Forever - Roberto Faenza e Filippo Macelloni (2011)
Documentário sobre a conturbada carreira premier italiano Sivio Berlusconi.

I'm Carolyn Parker: The Good, the Mad and the Beautiful - Jonathan Demme (2011)
Documentário sobre o lento processo de reconstrução de Nova Orleans a partir da personagem Carolyn Parker, uma das primeiras pessoas a retornar após as enchentes causadas pelo furacão Katrina.

Miss Bala - Gerardo Naranjo (2011)
No México uma ambiciosa dançarina de nightclubs sonha ganhar o concurso de beleza Miss Baja California  mas ao presenciar uma execução, tem seu destino ligado ao cartel de drogas local.

A Tiro de Piedra - Sebastián Hiriart (2011)
Ganhador de uma menção honrosa no Festival de San Sebástian, a estréia na direção de Hinart conta a elípitica jornada de um imigrante ilegal mexicano rumo ao estado do Oregon. Entre paisagens exuberantes  (bem clicadas pelo diretor que também atua como cinematógrafo) e os percalços e revezes comuns nesse  road movie.

E vale ficar de olho (se sobrar tempo, afinal a maioria estreia ano que vem...)

A Pele que Habito (La Piel que Habito - Pedro Almodovar (2011))

Contágio - Steven Sorderbergh (2011)

Tudo pelo Poder (The Ides of March) - George Clooney (2011)

Terraferma - de Emanuele Crialese (2011)

We Need to Talk About Kevin - Lynne Ramsay (2011)

Rock Brasília, Era de Ouro - Vladimir Carvalho (2011)

Tyrannosaur -  Paddy Considine (2011)

Le Havre - Aki Kaurismäki (2011)

A Árvore do Amor (Shanzha Shu Zhi Lian) -  de Zhang Yimou (2011)

Sacrifice - Chen Kaige (2010)

This Must Be the Place -  Paolo Sorrentino (2011)

Bonsái  - Cristián Jiménez (2011)

Et Maintenant On Va Ou? - Nadine Labaki

También la Lluvia - Icíar Bollaín

Les bien-aimés - Christophe Honoré (2011)

Terri - Azazel Jacobs

The Mill And The Cross (O Mylos kai o Stavros) - Lech Majewski

Corpo Celeste -  Alice Rohrwacher

Declaration of War - Valérie Donzelli

Le Quattro Volte - Michelangelo Frammartino

Mama Africa - Mika Kaurismäki

Like Water - Pablo Croce
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...