expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Elenco Imaginário do Dia - O Poderoso Chefão


Em 1972 Francis Ford Copolla perpetuou a imagem da máfia italo-americana na primeira metade do século 20 com o épico O Poderoso Chefão. A adaptação do romance homônimo do escritor Mario Puzo, que trabalhou no roteiro junto a Copolla, é considerada um trabalho perfeito e que não deveria ser tocada. Mas é fácil imaginar  o desejo de capitalizar novamente sobre a saga da família Corleone. Caso aconteça, o melhor cenário possível precisa de um elenco a altura do original. O exercício de imaginação é visualizar atores que pudessem manter o mesmo nível de atuações icõnicas de Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duval, Diane Keaton e Abe Vigoda entre outros.

Don Vito Corleone
Bruce Willis
Originalmente o papel  teve Anthony Quinn, George C. Scott, Burt Lancaster e Lawrence Olivier na lista de opções, mas Copolla queria o maior ator do mundo e apesar de jovem, para o papel do crepuscular mafioso, Brando criou um dos personagens mais memoráveis de sua carreira. O poderoso chefão em pessoa é um homem que se fez sozinho na América e carrega a gravidade das decisões que tomou ao longo da vida cavadas no rosto. Bruce Willis poderia catalisar a armagura e imponência de Don Vito em contraponto a  doçura que o padrinho lida com a família.

Michael Corleone
Ryan Gosling
O sucessor na posição de chefe da família Corleone reflete o momento de transição na máfia, passando do modelo familiar para o formato de negócios mais agressivo e impessoal. Copolla decidiu adaptar o livro de Mario Puzo ao perceber que poderia fazer uma alegoria sobre a ascensão do capitalismo nos EUA. Ryan Gosling um dos maiores atores a surgirem recentemente, demonstrou em Drive a capacidade de equilibrar fúria e auto-controle na mesma cena. Gosling saberia como usar um revolver escondido em um banheiro italiano ao jantar com seus maiores inimigos.

Sonny Corleone
Christian Bale
No filme original James Caan era o preferido pelos produtores para o personagem Michael , mas Copolla brigou para ter Al Pacino e Caan ficou com o mais velho e temperamental dos irmãos Corleone. Christian Bale, que eventualmente deixa a emoção subir a cabeça na vida real, pode facilmente incorporar a persona  intempestiva de Santino Corleone.

Tom Hagen
Phillip Seymour Hoffman
O contido afilhado e consigliere dos Corleone requer um ator que transmita objetividade e passividade. Com longa carreira de personagens cerebrais, Seymour Hoffman seria ideal para o sereno advogado da máfia vivido por Robert Duvall.



Fredo Corleone
Casey Afleck
O irmão mais problemático dos Corleone é também o elo mais fraco da família e vai levar Michael Corleone a uma difícil decisão na sequencia de O Poderoso Chefão. Casey Afleck tem um repertório vasto de personagens alquebrados e daria uma dimensão tão interessante quanto o Fredo criado por John Cazale.

Kay Adams
Carey Mulligan
A bela e delicada namorada de Michael Corleone tenta não ser tragada pela escuridão da família mas ao envolver demais com o futuro líder do clã, Kay Adams sabe que vendeu sua alma. A jovem estrela em ascensão, Carey Mulligam tem todos os predicados para desenvolver o arco narrativo da personagem.


Connie Corleone Rizzi
Anne Hathaway
A irmã mais nova dos Corleone infelizmente escolheu um marido violento e covarde que vai aliementar uma disputa de sangue entre os Corleone, os Tattaglia e os Barzini. Anne Hathaway mostrou em O Casamento de Raquel que pode ser uma bomba-relógio emocional tão imprevisível quanto a personagem vivida na pele de Talia Shire.

Tessio
Michael Richards
O soturno capanga de Don Vito seria um desafio interessante para Michael Richards, o eterno Kramer da série Seinfeld demonstar que pode ir além da comédia física. E claro a semelhança física com o ator Abe Vigoda torna a escolha irresistível.

Capitão McCluskey
Bryan Cranston
O corrupto oficial da polícia de Nova York é brutal e não mede esforços para manter seus negócios escusos. O brilhante Bryan Cranston da série de tv Breaking Bad sabe como dar nuances a um homem de desprovido de  princípios, assim como o ator Sterling Hayden fez no original.


Clemenza
Jon Polito
Richard S. Castellano encarnou o braço direito de Vito Corleone.e amigo da família desde a juventude, o mafioso Peter Clemenza  pode ter o bonachão e sacana Jon Polito, frequente nos trabalhos dos irmão Cohen, atualizando o personagem.
 

Jack Woltz
O ator Jeffrey DeMunn da série de TV Walking Dead pode ser o poderoso chefe de estúdio que se recusa a prestar um favor  a família Corleone e paga as consequências pela ousadia de forma dramática. O personagem interpretado por John Marley,  foi inspirado nos chefões da era de ouro do cinema americano, Jack Warner e Louis B. Meyer.

Luca Brasi
Mike Starr
O troglodita  que mal consegue articular palavras, Luca Brasi (interpretado por Lenny Montana) tem um momento marcante  logo na abertura de O Poderoso Chefão, na cena durante o casamento de Connie, o leal capanga se esforça para memorizar uma saudação ao "padrinho" Don Vito. O grandalhão Mike Starr, que tem longa carreira fazendo tipos brutos e tacanhos como em Ajuste Final, seria um bom Luca Brasi.

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...