expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dica do Dia - Mestres da Poesia Visual em Fotos

Doisneau, Fellini e Chaplin


Aportaram simultaneamente no Rio de Janeiro três exposições de fotografia  dedicadas a grandes mestres das artes visuais do século XX -  o fotógrafo Robert Doisneau e os cineastas Frederico Fellini e Charles Chaplin. 
Com Simplesmente Doisneau, TuttoFellini e Chaplin e Sua Imagem podemos nos aproximar do olhar de artistas que se confundem com os signos que criaram e deixaram marcas indeléveis no imaginário coletivo.  
As mostras revelam uma inegável sensibilidade similar no legado dessas lendas, pois Chaplin, Fellini e Doisneau sempre buscaram dotar personagens ordinários e cenas corriqueiras de lirismo visual.

Simplesmente Doisneau
A famosa, Le Baiser de l'Hotel de Ville

Comemorando o centenário de Robert Doisneau, a Aliança Francesa com a apoio da Peugeot trazem 152 fotos e o documentário Robert Doisneau: Tout Simplement, de Patrick Jeudy para o Centro Cultural da Justiça Federal. A exposição monta um painel do premiado fotógrafo que se considerava tímido e se identificava com artistas, anõnimos, crianças e outros tipos presentes na paisagem cotidiana nos arredores de Paris. Auto-didata e fortemente influenciado por Cartier- Bresson, registros como o Beijo no Hotel se tornaram icõnicos e ajudaram a compor o imaginário afetivo da cidade francesa entre os anos 30 e 50.

L'information Scolaire


Les Enfants de la Place Hebert     
Jaques Prévert Paris

Serviço
Simplesmente Doisneau
De 8 de março a 17 de junho 
De  ter. a dom. das 12h às 19h
Entrada franca
Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Centro
Informações (21) 3261-2550
  
TuttoFellini
Mastroianni e Fellini, nos bastidores de 8 e 1/2
 O Instituto Moreira Salles exibe um mergulho no universo onírico e nostálgico do cineasta italiano Frederico Fellini, com 400 itens como fotografias de bastidores, ilustrações feitas pelo diretor, cartazes, revistas de época, entrevistas, trechos de filmes somados a uma retrospectiva com trabalhos como Amarcord, Noites de Cabíria e A Doce Vida.
Ocupando todas as salas do instituto a exposição resume as principais marcas de Fellini: a imagem feminina, a memória e a capacidade de traduzir sonhos em imagens.

Anita Ekberg em A Doce Vida

Bastidoes de 8 e 1/2

Serviço
Tutto Fellini
De 11 de março a  17 de junho
De terça a sexta das 13h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca
Mostra Fellini de Cinema
Data: 11 de março a 17 de junho
De terça a domingo, a partir das 14h
Preço: R$ 10
Instituto Moreira Salles 
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.3284-7400/3206-2500   
  
Chaplin e Sua Imagem
Carlitos
Com mais de 200 fotografias de filmagens, vídeos documentais e gravuras a mostra destaca momentos chave na carreira de Charles Spencer Chaplin, um dos artistas mais formidáveis do século passado. 
Com material de instituições como a Cineteca del Comune di Bologna, Kunsthal, em Rotterdam, Deichtorhallen, em Hamburgo, e mk2 e Jeu de Paume, em Paris, Chaplin e Sua Imagem registra desde os dias no teatro de variedades na Inglaterra, passando pela gênese do personagem Carlitos,  e a evolução do cineasta ao longo de várias décadas. 
Curiosamente assim como Tutto Fellini, Chaplin e Sua Imagem tem a curadoria do francês Sam Stourdzé, diretor do Musée de l’Elysée, em Lausanne na Suíça.


Primeiros filmes na Keystone Pictures

Buster Keaton e Chaplin em Luzes da Ribalta

Serviço 
Chaplin e sua imagem
De 07 de março a 29 de abril
De terça a sexta, das 11h às 18h. Sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h
Centro Cultural Hélio Oiticica
 Rua Luís de Camões, 68 - Centro
 Entrada franca 
Tel. 2232-4213/2232-2213
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...