expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 3 de julho de 2012

Animação do Dia - Avatar: A Lenda de Aang

Pequeno Mestre
A série  “Avatar: A Lenda de Aang” (Avatar: The Last Airbender), exibida por três temporadas entre 2005 e 2008 nos EUA (e por aqui na Globo e no Nick) foi um sopro de criatividade na programação do canal Nickelodeon. 
Fãs de animes e filmes de ação e artes marciais feitos em Hong Kong, os roteiristas Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, construíram uma mitologia original que recombina múltiplos ingredientes fantásticos derivados da mitologia oriental. Apesar da clara influencia nipônica, a produção é um desenho americano animado por três estúdios da Coréia do Sul:  JM Animation, DR Movie, e Moi Animation. 
  


A história acontece em um mundo similar ao nosso, dividido em quatro nações: as tribos da água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar,  e se passa um período  análogo ao século XVIII, particularmente o final da era feudal no Ásia. Nesse contexto existem os dobradores, humanos especiais dotados da capacidade de interagir e comandar um dos quatro elementos primordiais da natureza - água, fogo, terra e ar - canalizando seus poderes através do domínio de artes marciais. 

A cada geração surge entre os dobradores um Avatar, a encarnação do mundo espiritual capaz de comandar os quatro elementos,  incumbido de manter a harmonia no planeta. Centrada na jornada do jovem e inexperiente Aang, o Avatar e  último remanescente dos nômades dobradores do ar que por 100 anos esteve desaparecido. Após ser encontrado pela tribo da água conservado em um casulo de gelo no pólo sul, Aang percebe que o mundo está sendo consumido pela guerra deflagrada pelas forças da Nação do Fogo. Para acabar com o conflito o Avatar deve se preparar dominando cada elemento. Cada temporada ou "livro" representa uma etapa na jornada de auto-conhecimento de Aang e seus amigos, que percorrem cada região do mundo enquanto tentam escapar da Nação do Fogo.
Ao criarem a série, DiMartino e Konietzko se basearam na cultura asiática, esquimó e indígena, usando consultores em artes marciais, linguística chinesa, budismo, hinduísmo e yoga  para desenvolverem um universo rico em detalhes. Arquitetura, vestuário, caligrafia e cada coreografia das lutas tem um significado específco conectado ao universo de Avatar.
A trilha sonora produzida pela dupla The Track Team é outro destaque da produção. Os compositores Jeremy Zuckerman e Benjamin Wynn usaram instrumentos tradicionais da China como guzhengpipa, e duduk para evocarem trilhas de filmes de wu-xia.
A animação orientada para o público infanto-juvenil supera as limitações intrínsecas do formato injetando tensão e drama em uma saga fechada cujo o tema principal  é  ameaça da guerra. Para não alienar a parte mais jovem da audiência nas situações mais sombrias o desenho se apoia na química entre os personagens para fazer comédia 
Reunindo herois e vilões carismáticos lidando com temas densos como ética, pacifismo, intriga política, lealdade, redenção e mortalidade, “Avatar: A Lenda de Aang” é um clássico contemporâneo com o potencial épico de ícones culturais como Star Wars, O Senhor dos Anéis e Harry Potter.  
A série ganhou vários prêmios e formou um séquito considerável de fãs quebrando recordes de audiência. Entretanto a reputação do programa foi arranhada em 2010 com a mal-sucedida adaptação para o cinema "O Último Mestre do Ar", dirigida por M. Night Shimalan. 
O Último Mestre do Ar", de M. Night Shimalan
Possivelmente os criadores da série tomaram como missão limpar o nome do seu rebento ao  receberem a tarefa de preparar uma sequência para o canal Nickelodeon. 
O resultado do empenho é a série animada "The Legend of Korra" que estreou em abril desse ano nos EUA (e ainda sem previsão de estréia no Brasil).  Com animação superior  e abordagem mais séria do que a predecessora, a trama ocorre 70 anos depois dos eventos descritos no episódio final de "A Lenda de Aang". Introduzindo um novo grupo de personagens e ameaças que elevam a premissa anterior a patamares mais complexos. A conclusão eletrizante da primeira temporada foi um dos momentos mais emocionantes que tive assistindo um programa na tv. Em breve vou dedicar um artigo para  "The Legend of Korra"
As três temporadas de "Avatar a Lenda de Aang" estão disponíveis via streaming para assinantes da Netflix.
The Legend of Korra


Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...