expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 25 de julho de 2012

As melhores cenas de adaptações de quadrinhos para o cinema

24 Quadrinhos por segundo>>>
Após varias tentativas atribuladas de namoro, a indústria do cinema finalmente conseguiu estabelecer um relacionamento estável com os quadrinhos e hoje a receita das franquias baseadas em HQs é o porto seguro dos estúdios em meio a estagnação criativa.
A quantidade de filmes baseados em quadrinhos na primeira década do século 21 é superior ao total produzido (contando os serials dos anos 40) de todo o século passado, num saldo de 65 adaptações contra 64
Quando o painel dos medalhões das grandes editoras, DC e Marvel, parece se esgotar os estúdios estão garimpando personagens obscuros como "Hellboy", "Kick-Ass" e "Scott Pillgrim". Em casos extremos um filme pode ser baseado em uma revista que nem foi lançada, caso de "Cowboys e Aliens", cuja negociação começou por conta de um pôster promocional.
A linha entre as mídias se tornou tênue e vemos diretores como Richard Donner ("Máquina Mortífera") ou Joss Whedon ("Os Vingadores") escrevendo roteiros de quadrinhos, enquanto escritores de comics como Mark Millar  e Robert Kirkman criam novas séries já avistando a possibilidade de venderem os direitos para o cinema.
O nível técnico dos efeitos especiais, no qual o limite é apenas o orçamento e o prazo, permitiu que potencial cinematográfico da linguagem dos quadrinhos seja totalmente traduzido na tela dos cinemas. A geração de roteiristas atuais leva a vantagem de ter a mão casos de sucesso para  criarem  histórias com um mínimo de respeito aos cânones das HQs (sim, desastres  como "The Spirit"  ou "Quarteto Fantástico sempre existirão  afinal nada é perfeito). 
Graças a visão de diretores dispostos a elevar pequenos quadros coloridos em filmes icônicos como "O Cavaleiro das Trevas", "Superman - O Filme", "Homem Aranha" e "Os Vingadores" estão repletos de momentos inesquecíveis que vão reverberar na imaginação para sempre. 
Na semana que a estréia de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" marca o final de uma das mais bem sucedidas interpretações da mitologia dos quadrinhos na tela grande,  vale uma checada na memória  para selecionar as melhores cenas que o cinema produziu.

Superman - O Filme
O Super-Homem se revela para o mundo ao salvar Lois Lane durante a queda do helicóptero no topo do Planeta Diário. 
Momento mágico entre muitos no filme de Richard Donner, embalado pela trilha de John Williams, o ritmo da edição e o diálogo "se você está me salvando quem vai salvar você?" estão impressos profundamente no imaginário popular. 
Primeira grande versão de quadrinhos no cinema, "Superman - O Filme" inaugurou a era dos filmes evento de super-heróis, estabelecendo bases  narrativas e estéticas para boa parte das adaptações que vieram depois: um elenco estelar, efeitos especiais e um roteiro atento a essência das aventuras originais sem perder o senso de espetáculo.
As influências ecoam em produções como "Batman - O Filme" de Tim Burton, "X-Men - O Filme" de Bryan Singer e  " O Homem-Aranha" de Sam Raimi. 
X-men 2
Para proteger o s a escola mutante Wolverine ataca furiosamente os soldados que invadirram a mansão x e mata alguns no processo.
Para quem reclamou da falta de selvageria do personagem no primeiro filme essa sequência é um presente do diretor Bryan Singer.


Homem-Aranha 2
Homem-Aranha enfrenta o Dr Octopus sobre o trem em movimento.
É um tour de force emocionante entre os personagens e a melhor sequência de luta de todos filmes do aracnídeo. Raimi leva o Aranha ao limite tentando salvar os passageiros do trem desgovernado.


Superman - O Filme
Para evitar o plano de Lex Luthor Super-Homem persegue mísseis nucleares entre canions e montanhas. 
A coreografia do vôo e o efeito criado sobre uma tela gigante sem CGI impressiona até hoje.
Os Vingadores
Hulk esmaga Loki. 
E o cinema vai abaixo. Joss Whedon elevou o Hulk ao personagem favorito da equipe mais poderosa da terra. O gif  "Deus Franzino!" é um dos memes mais bacanas de 2012.
O Cavaleiro das Trevas
O dia amanhece Coringa circula pelas ruas de Gotham num carro de policia, saboreando o vento entre as bochechas rasgadas.
Christopher Nolan capta Heth Ledger sintetizando o prazer anárquico do Coringa em uma imagem silenciosa carregada de simbolismo.
O Cavaleiro das Trevas
Batman confronta o Coringa sobre a natureza da maldade humana.
Fazendo referência a graphic novel fundamental " A Piada Mortal, escrita por Alan Moore o debate sobre a dualidade dos personagens e a ligação entre eles expõe o motivo porque o Coringa é um vilão tão fascinante.


X-Men- O Filme
Wolverine desembanha as garras de adamantium pela primeira vez durante a briga no bar. 
Por anos todos os fãs ensaiaram essa cena mentalmente e o então desconhecido Hugh Jackman expressa cada detalhe da fúria interna do mutante pare se tornar a versão em carne-e-osso do canadense mais nervoso do mundo. Emocionante ouvir afinal o "snikt".
Homem-Aranha 2
Homem-Aranha abandona o uniforme em uma lixeira num beco. 
Fã dos quadrinhos clássicos escritos por Stan Lee, Sam Raimi foi buscar na revista "Amazing Spider Man # 50 " desenhada por John Romita em 1967, a inspiração para o momento em que Peter Parker decide abandonar a vida de super-herói.

Batman Begins
Batman escondido nas sombras em frente da casa do então tenente de polícia Jim Gordon oferece uma aliança para enfrentar o crime em Gotham City. 
Essa cena é uma reprodução fiel   de um diálogo na premiada mini-série Batman: Ano Um de Frank Miller e Dave Mazuchelli.


X-Men 2 
Noturno invade a Casa Branca. 
O melhor filme da franquia mutante tem dezenas de cenas empolgantes mas a coregrafia do teleporte e a brutalidade crua que toda a equipe de segurança do Presidente  é subjugada deixa claro o tipo de montanha russa que X 2 seria.

Batman Begins
O Batman aterroriza os capangas de Falcone, surgindo entre as sombras,  pela primeira vez anuncia "Eu sou o Batman". 
É a primeira aparição do Homem-Morcego  em uma cena controversa pois muitos acusam o Nolan de ter filmado essa cena de forma confusa, enquanto outros defendem a natureza caótica da briga  como uma metáfora para a desorientação criada pelo Batman.



Batman o Filme
O Cavaleiro das Trevas observa Gotham City do topo de um predio enquanto ao fundo o bat-sinal ilumina os céus expressionistas da cidade. 
Tim Burton conseguiu muitas coisas com esse filme, a batmania, a trilha sonora de épica de Dannny Elfman, o desenho de produção fabuloso do designer Anton Furst e o Coringa genial de Jack Nicholson. Faltou apenas o Batman. O franzino Michael Keaton foi uma escolha ousada que nunca convenceu os fãs do cruzado embuçado. Na época o espetáculo visual e máquina publicitária engolfaram o senso crítico de muita gente mas em retrospecto aquele não era o herói. Restou a resignação e a esperança de ver um filme realista e brutal do personagem um dia. 
O Espetacular Homem-Aranha
Na cena final o Homem-Aranha lança teias e se move entre os prédios reproduzindo diversas poses famosas desenhadas nos quadrinhos nos últimos 50 anos.
Estreando no formato 3D, o diretor Marc Webb aproveita para colocar os espectadores mais próximos da sensação de pular entre os prédios. 








Watchmen
Roscharch cai em uma armadilha e acaba cercado pela polícia.
O filme de Snyder sofre de excesso de reverência, refém da reprodução quadro a quadro das paginas desenhadas por Dave Gibons. Mas aqui ele capturou o que mais cinemático a graphic novel poderia oferecer independente do peso histórico da criação de Alan Moore
Hellboy 2 - O Exercito Dourado
Hellboy enfrenta o gigante elemental das florestas.
O diretor Guillermo Del Toro insere conotações ecológicas e cria um momento genuinamente emotivo ao confrontar o protagonista com sua natureza monstruosa e seu lugar entre os humanos. 


Homem-de-Ferro
Tony Stark revela "Sou o Homem-de-Ferro."
A quebra do paradigma fundamental nos 70 anos de quadrinhos,onde identidades secretas são parte indissociável dos heróis. A partir daqui tudo pode acontecer com super-heróis.

Homem-de-Ferro
Nick Fury surge nos pós-creditos de "Homem de Ferro".
Nesse momento a cabeça de muita gente explodiu ao perceber que um dia o filme dos Vingadores poderia acontecer.O presidente do Marvel Studios, Kevin Feige confessou que na época a menção a Iniciativa Vingadores foi colocada para instigar o pública  mas  na verdade não existia nenhum plano definido ou como eles reuniriam os Vingadores. A escolha do ator Samuel L. Jackson foi inspirada no fato de que na versão alternativa do universo marvel o diretor da Shield foi desenhado a partir do visual do ator no filme "Shaft".

Superman 2
Batalha entre Super-Homem e os kryptonianos em Metropolis.
A sequência filmada em estúdios reproduz uma grande batalha e pela primeira vez um filme mostra personagens lutando em pleno ar, arremessando veículos e se lançando através de edifícios. O uso efeitos práticos como cabos e maquetes envelheceu, mas a ambição de transpor uma briga épica entre criaturas superpoderosas é um marco na história do cinema.
Os Vingadores
Thanos sorri na cena pós-creditos. O titã e amante da morte é um dos grandes vilões do universo Marvel.
Criado por Jim Starlin nos anos 70, o gigante púrpura já protagonizou a destruição do universo algumas vezes. Com a  jornada para os vingadores concluída, o Marvel Studios abre a janela de possibiladas para  temas cósmicos. Entre os filmes em andamento está em pré-produção "Os Guardiões da Galáxia" aventura espacial no qual Thanos vai participar trazendo  uma ameaça  que vai estar ligado com Vingadores 2. O mundo não é mais o bastante.


Watchmen
Sequência de abertura contando a história do seculo 20 paralela a ascenção e queda dos heróis mascarados.
Curiosamente o único elemento que não saiu da graphic novel é o momento mais inspirado do filme. Snyder resume o cenário histórico desse mundo onde vigilantes existiram e interferiram com fatos históricos criando uma realidade alternativa.

Homem-de-Ferro 2
O martelo do Thor surge nos pós-créditos.
Seguindo a tradição de apresentar um teaser dos próximos filmes da Marvel Studios, a presença do artefato mitológico no filme baseado em tenologia cria um contraste perturbador. E o som do trovão anunciava que Asgard seria o próximo destino.


X-Men 2
Peter Rasputin se transforma em Colossus pela primeira vez.
O personagem criado por Chris Claremont na revista  Giant Size X-Men, em 1975, fez parte da formação mais querida entre os fãs da equipe mutante. Junto com ele uma nova geração de personagens entrava para a galeria dos X-Men, Tempestade, Noturno, Banshee e um certo canadense nervoso retomaram o interesse do público pela revista. Desde que o T-1000 enfrentou o T-800 em o "Exterminador do Futuro 2 "   sabíamos que um Colossus era possivel.

X-Men 2
Jean Grey usa o Efeito Fênix e se sacrifica para salvar seus companheiros. 
Nos anos 80 a personagem  Fenix Negra, uma entidade superpoderosa capaz  de obliterar planetas inteiros, marcou a história mais lembrada dos X-men que até hoje reverbera em sagas nos quadringos como Avengers vs  X-men. infelizmente a promessa dessa cena foi desperdiçada na fraca sequência "X-Men 3 - O Conflito Final".



O Espetacular Homem-Aranha
A participação de Stan Lee. 
O diretor Mark Webb dividiu opiniões com o reboot prematuro do Homem-Aranha, mas ninguém discute que a tradicional ponta do bom velhinho é a mais divertida de todas. "Nuff Said"!

Hellboy 2 - O Exercito Dourado
O mercado dos Trolls. 
Del Toro é um diretor com uma capacidade fenomenal para criar monstros em seus filmes e aqui ele aproveita para povoar a tela com centenas de criaturas fantásticas. A parceria do diretor com o artista Mike Mignola rende em uma sequência um universo fantástico mais interessante do que todos os prequels de Star Wars. A população de  monstros no mercado troll é o sonho molhado de todo character designer.
O Cavaleiro das Trevas
Tumbler se converte em batpod. 
Até quando o filme do Batman precisa servir ao propósito do merchandising o roteiro encontra uma forma inteligente de integrar a bat-moto na trama do filme. Cavalo de pau na parede, destruição entre os carros em uma conclusão antológica. De tirar o fôlego.
Thor
Thor destroi a ponte Bifrost. 
O filme é contido e perde a chance de nos encantar com os cenários asgardianos. Mas o confronto entre Thor e Loki tem uma conclusão climática quando a inabalável ponte do arco-íris é destruida pelos golpes do Mjolnir. É uma daqueles momentos de partir o coração como a explosão da Enterprise em "Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock" ou a destruição do De Lorean em "De Volta Para o Futuro 3".
300 de Esparta
O Rei Leônidas mutila e elimina diversos guerreiros persas em um longa sequência de speed ramps. 
Melhor filme de Zack Snyder, "300 de Esparta", é calcado na mini-série de Frank Miller e se propõe a reproduzir praticamente todos os quadros da HQ original. Essa é apenas uma das belas cenas barrocas que o fetichismo brutal do cineasta mimetiza. Estilo e conteúdo se encontram sem restrições de censura nesse espetáculo de violência estilizada.
Sin City
Marv deixa o impávido psicopata Kevin ser comido vivo por cães.
O diretor Robert Rodriguez 
estabeleceu um novo paradigma, recriando os quadrinhos de forma independente, usando green screen e criando os efeitos especiasis na sua produtora ao longo de todo o filme para transformar as páginas do quadrinista Frank Miller em imagens em movimento. A fidelidade ao traço expressionista do autor gerou uma experiencia visual singular com imagens em alto-contraste idênticas aos painéis em preto e branco do álbum. Sin City foi um divisor de águas e inspirando filmes como "300 de Esparta", "O Caminho do Guerreiro" e "The Spirit".

O Incrivel Hulk
Bruce Banner se joga do helicóptero em pleno vôo para durante a queda se transformar no Hulk.  
Essa versão do Hulk é o filme menos lembrado do Marvel Studios, mas faz um bom serviço em apagar a equivocada versão que  taiwanês  Ang Lee dirigiu em 2003. Mais focado na ação e sob o comando do cineasta francês Louis Leterier o gigante esmeralda pode enfrentar desafios mais interssantes do que poodles gigantes. Protagonizado por Edward Norton o filme faz parte do universo dos Vingadores mas não ganhou continuação. Norton se desentenderia com os executivos da Marvel e foi substituído por Mark Rufallo no filme-evento "Os Vingadores".

Capitão América - O Primeiro Vingador
O corpo do Capitão é encontrado no  polo norte. 
Odiretor Joe Johnston, começou a carreira na empresa Industrial Light & Magic (trabalhou em "O Império Contra-Ataca" e "Os Caçadores da Arca Perdida") resgata o sabor  sci-fi dos anos 80 " O Enigma do Outro Mundo" e " Contatos mediatos do 3º Grau" no momento em que os destroços de uma nave congelada é encontrada por exploradores no meio de gelo.
Kick-Ass
Hit-Girl massacra traficantes e capangas com a precisão de um sushi man. 
Parte da ironia dos quadrinhos de Mark Millar e John Romita Jr se perdeu na versão hiperbólica do diretor Mathew Vaughn, no entanto todas as cenas com a máquina de matar Hit-Girl são sensacionais.
O Corvo
O espectro de Eric Draven se lança pela janela quebrada do seu antigo apartamento enquanto relembra sua própria morte um ano antes. 
O visual sombrio do quadrinho de James O´Barr ficou mais melancólico depois da morte do protagonista Brandon Lee durante um acidente nas filmagens. O diretor Alex Proyas filmou uma elegia soturna repleta de referências pop que antecipava como os  filmes do Batman poderiam ser.
Scott Pilgrim Contra o mundo
Scott Pilgrim é transportado pela neve até uma porta flutuante por Ramona Flowers durante seu primeiro encontro. 
A overdose de elementos visuais e referências a cultura pop em "Scott Pilgrim Contra o mundo" poderia ter produzido uma das melhores reproduções na tela grande de um  quadrinho. Lutas decalcadas de games e animes, diálogos espertos e situações surreais. Um dos diretores mais talentosos da geração recente, Edgar Wright ("Chumbo Grosso") tem um carinho genuíno pela trabalho de Bryan Lee O'Malley. Mas seu filme sucumbe sufocado pelo estilo e a falta de carisma do protagonista.
Visualmente o filme é perfeito e ao analisarmos as cenas isoladas encontramos pequenas obras primas. Jóias como a Polícia Vegan, a batalha de amplificadores e os combates de espada. 

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...