expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Evento da Semana - Conferência Mutações - O futuro não é mais o que era


De Volta para o Futuro>>>

A edição de 2012 do ciclo de conferências Mutações, intitulado “O futuro não é mais o que era”, estreará na Academia Brasileira de Letras no dia 20 de agosto, segunda-feira, às 19 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, com palestra do professor José Miguel Wisnik sobre o tema “(Des)construção do futuro”. Após a conferência, será feito o lançamento do livro do ciclo do ano passado – Elogio à preguiça. Franklin Leopoldo e Silva e o Acadêmico Sergio Paulo Rouanet farão as conferências dos dois dias seguintes, respectivamente. A curadoria é do filósofo e professor Adauto Novaes, e o patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras. Os interessados poderão fazer consultas também no blog www.ofuturonaoemaisoqueera.com.br.
Llivro "Elogio à preguiça" organizado por Adauto Novaes
A presente edição do ciclo propõe uma investigação sobre a percepção do tempo na contemporaneidade a partir de inspirações filosóficas de pensadores clássicos como Paul Valéry, Merleau-Ponty, Sören Kierkergaard e Nietzsche. As conferências debaterão a ideia do tempo acelerado na modernidade líquida, onde o presente é substituído pelo imediato – mais precisamente pela imediatez das coisas, pelo provisório, e pelo fim das grandes narrativas. Com tal discussão, constrói-se assim um alinhavo com os ciclos anteriores, nos quais os temas versaram sobre: As Novas Configurações do Mundo (2007); A Condição Humana (2008); A Experiência do Pensamento (2009); A Invenção das crenças (2010); e Elogio à Preguiça (2011).
O ciclo se estenderá até o dia 10 de outubro. Os palestrantes falarão sobre o mesmo tema tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Os conferencistas convidados são José Miguel Wisnik, Franklin Leopoldo e Silva, Sergio Paulo Rouanet, Guilherme Wisnik, Maria Rita Kehl, Francis Wolff, Marcelo Jasmin, Oswaldo Giacóia Júnior, Olgária Matos, Antonio Cicero, Renato Lessa, Jorge Coli, Jean-Pierre Dupuy, Elie During, Michel Déguy, Eugène Enriquez, Sérgio Alcides, David Lapoujade, Frédéric Gros, Francisco Bosco, Newton Bignotto, Vladimir Safatle, João Carlos Salles e Luiz Alberto Oliveira. As palestras em francês terão tradução simultânea.
A inscrição custa R$40,00 (estdantes pagam meia) e deve ser feita na Academia Brasileira de Letras que fica na Av. Presidente Wilson, 203 - Centro. Veja a programação completa aqui.

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...