expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tecnologia do Dia - Moto Voadora

Não precisamos de estradas>>>
2015 está se aproximando e continuamos esperando por carros e skates voadores. No entanto empresas continuam tentando apresentar idéias que possam realizar o sonho sci-fi de flanar pelas cidades como em "De Volta Para o Futuro" e "Blade Runner"

Para criar um veículo voador a Aeroflex, empresa baseada na Califórnia, solucionou os problemas de estabilidade em um velho design abandonado nos anos 60. Seus engenheiros desenvolveram um sistema de balanceamento controlado por comandos na altura dos joelhos  que aproveitam o senso de equilibrio do piloto para manter o veículo estável.

O resultado é uma espécie de "moto voadora" similar as speed bikes de "O Retorno do Jedi" e "Os Incríveis", que se eleva a cerca de 4 metros do chão e atinge 60 km/h. 

Segundo  Mark De Roche, engenheiro aeroespacial e fundador da Aeroflex,  é  possivel atingir alturas e velocidades maiores, mas por questões de segurança foi estabelecido esse limite máximo para o testes feitos no deserto de Mojave na Califórnia.


Apesar de não é ser  eficiente quanto helicópteros (devido as dimensões reduzidas das pás dos rotores), por ser mais compacto o veículo  pode ser usado com mais segurança perto de pessoas. "Eles têm vantagens únicas de desempenho e em  demonstrações de vôo  ele foi capaz de fazer manobras entre árvores, perto de muros e sobre pontes" -  explicou De Roche.

Infelizmente a Aeroflex não planeja produzir veículos voadores para uso civil -  a  tecnologia está sendo desenvolvida para drones não tripulados no transporte de cargas e possivelmente na área militar (ou de super vilões megalomaníacos).



Paralelamente o designer e empreendedor australiano Chris Malloy tenta desenvolver outro sistema de Moto-Voadora para uso comercial que custaria em torno de U$40.000. O protótipo ainda está em fase de testes e resta saber como esse modelo poderia ser usado dentro dos parâmetros de segurança.
Chris Malloy e sua Hover Bike de 40 mil dólares
Portanto teremos que esperar um pouco mais para escapar do trânsito ou encarar a blitz da lei seca no espaço aéreo das cidades. 

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...