expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Animação do Dia - A Lenda de Korra


A Lenda Continua>>>
Estréia essa semana na Nickelodeon "A Lenda de Korra" ("The Legend of Korra"), série animada que dá sequência aos fatos ocorridos em “Avatar: A Lenda de Aang” (Avatar: The Last Airbender). Criada por Dante DiMartino e Bryan Konietzko, mesma dupla que concebeu "A Lenda de Aang", a história se move 70 anos para frente apresentando novos personagens em um cenário que elabora as consequências da batalha entre Aang e o Lorde do Fogo no último episódio da série anterior. Após gerações de conflitos com a Nação do Fogo o mundo iniciou um período de prosperidade e paz sob liderança do Avatar. 

Enquanto na série anterior o foco era nas jornadas através dos reinos do planeta, agora os roteiristas focam ambientação em Republic City. A capital mundial fundada por Aang é um de hibrido de Shangai e Nova York dos anos 1930, que  floresce graças a  tecnologia  steampunk  que converte as habilidades dos dobradores para fornecer energia nas fábricas ou manter o crime fora das ruas.


Presente e passado

Após a morte de Aang, na Tribo da Água nasce Korra que tudo indica deve ser a nova Avatar. Em contraponto ao seu antecessor a jovem dobradora já controla o fogo, água e  terra, lhe faltando o domínio sobre o ar. Isso ocorre por que a natureza intempestiva da heroína bloqueia sua conexão o mundo espiritual, impedindo sua conexão com esse elemental e assim cumprir seu destino em se tornar o novo Avatar. 

Entediada com o seu treinamento e compelida a conhecer as possibilidades capital do mundo, Korra vai desobedecer as orientações dos seus mentores e abandona sua aldeia no distante Polo Sul e acabar no meio de conflitos entre classes, intriga política e um movimento insurgente que planeja eliminar os dobradores da face da terra. 

Aang e seus amigos
Em " A Lenda de Aang" tudo podia ser suavizado pelos alívios cômicos e a natureza ingenua dos  protagonistas, mas no pano de fundo a temática lidava com guerras, intriga, traição e uma caçada humana. A nova série traz um grande avanço no estilo da animação elaborando o design dos personagens e inserindo elementos de ficção científica e noir na mitologia dos dobradores.

Os criadores  DiMartino e Konietzko decidiram elevar ainda mais o desafio e desenvolveram o novo programa,  em teoria  voltado para o público infanto-juvenil, com uma protagonista adolescente de personalidade forte enfrentando temas densos, muitas vezes colocada  em situações sombrias e decisões éticas complicadas. A mudança na faixa etária permitiu que os escritores pudessem incluir um triângulo amoroso que funciona bem integrado a constante adrenalina e tensão em patamares nunca vistos em uma animação na TV ocidental.

Os três últimos episódios  da primeira temporada de " A Lenda de Korra" têm suspense e carga emocional comparável a filmes como "O Império Contra Ataca" e "O Cavaleiro das Trevas" com sequências mais empolgantes do que a boa parte dos grandes lançamentos do cinema recente. A animação pode servir como um caso de estudo onde o time criativo é bem sucedido ao retomar a uma franquia. Evitando tudo o que George Lucas errou nos prequels de  "Star Wars" e os Wachowskis desperdiçaram nas sequências de "Matrix". Korra expande a mitologia de Avatar, indo além das expectativas dos fãs sem perder de vista as ideias estabelecidas originalmente.  

Dentro dos limites dramáticos e orçamentários que uma animação infanto-juvenil para  TV pode executar, é uma experiência surpreendente constatar o empenho excepcional  dedicado  na construção de  personagens e conceitos  consistentes em que fazem sentido dentro da lógica do seriado. Fica claro que são fãs de "A Lenda de Aang" escrevendo e imaginando cada interação possível dos poderes em relação a tudo que foi mostrado anteriormente.


The Legend of Korra - Release Trailer from perceptional production on Vimeo.

"A Lenda de Korra" estreou em abril desse ano no canal Nickelodeon, nos EUA com uma temporada de 12  episódios de 20 minutos dirigidos pela dupla Joaquim Dos Santos e Ki Hyun Ryu. A boa média de audiência garantiu a renovação da série para mais 3 temporadas. No Brasil o desenho será exibido aos sábados no Nickelodeon  às 12h30. A segunda temporada deve estrear no primeiro semestre de 2013 nos EUA.

As três temporadas de " A Lenda de Aang" estão disponíveis via streaming para assinantes da Netflix.

Leia mais sobre "A Lenda de Aang".
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...