expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Como a Força da Disney Vai Mudar o Universo Star Wars

Futuro nas Estrelas>>>
Com o surpreendente anúncio para o mundo da aquisição da Lucasfilm pela Disney por  US$4,05 bilhões, aliado a promessa do lançamento em 2015 de "Star Wars - Episódio VII" nos cinemas, começam a pipocar as primeiras especulações sobre o que pode (e vai) acontecer com o universo Star Wars, a franquia Indiana Jones e outras jóias do tesouro que George Lucas construiu nas últimas quatro décadas. A Pixar pode produzir um longa animado de Star Wars?  Veremos crossovers entre os personagens da Marvel? Quem vai dirigir o próximo filme?

Após o calor da notícia, é inevitável ponderar sobre como essa operação vai impactar nas futuras interações da saga Star Wars e como a Disney deve capitalizar em outras mídias o potencial da Força. O Slashfilm preparou um artigo que analisa em detalhes algumas das principais questões que estão esquentando orelhas pontudas e arredondadas ao redor do mundo. 

Veja os principais pontos da matéria abaixo:


O Que se Sabe
por Russ Fischer

Será que veremos mais filmes de Indiana Jones?
Num futuro próximo, não. Executivos da Disney  foram muito específicos sobre o fato de que Indiana Jones é parte desta compra, mas como com alguns super-heróis quando a Disney comprou a Marvel, há "estorvo" financeiro com Indy. Ou seja, a Paramount tem um interesse de controle na distribuição do personagem, e a Disney não vai mexer com isso agora. Como Bob Iger, diretore-executivo da Disney disse explicitamente este negócio tem a ver com Star Wars, (é bom lembrar que a Disney tomou a distribuição de filmes da Marvel das mãos da Paramount, e essa não é a primeira vez que as empresas tem conflitos de interesse em relação a um personagem ou franquia).



O que se percebe é que outras propriedades da  LucasFilm, como Willow, Red Tails, e "Howard, O Super-Herói" (originalmente um personagem da Marvel), também fazem parte da transação, mas eles podem ter os mesmos problemas que Indiana, devido ao controle de interesses em outros estúdios.


George Lucas vai estar envolvido  de alguma forma?

A resposta curta é "sim", ou pelo menos que ele tem algum envolvimento. Lucas está trabalhando como consultor no desenvolvimento do Episódio VII, mas ele não vai comandar esse filme. Na conferência, foi dito que "a sua intenção é se aposentar", a partir do qual podemos extrapolar que alguém vai escrever e (ufa!) dirigir o novo filme. Quanto ao envolvimento constante de Lucas no novo filme, temos que esperar e ver. A sugestão é que o seu envolvimento será pequeno.




Será que os novos filmes terão a fanfarra clássica da Fox ?

Não. A LucasFilm e a Fox têm  por muito tempo uma relação filme a filme, com a Fox, mais recentemente, atuando apenas como distribuidora de filmes Star Wars, que foram financiados pelo próprio Luca. Qualquer novo filme pode ter um logotipo Fox (da mesma forma que Os Vingadores teve a marca Paramount), mas os dias da tradicional  abertura com a fanfarra da Fox nos longas de Star Wars  estão acabados.  Dito isso, é desconhecido como este negócio irá afetar o re-lançamento em 3D  dos filmes existentes.



Até que ponto o Episódio VII foi desenvolvido?
O que foi especificamente dito na teleconferência com a Disney "compramos um tratamento bastante extenso e detalhado para os próximos três filmes."Lucas disse: "Eu tenho histórias para  ("Star Wars") sete, oito, e nove, e  um monte de outros filmes, e obviamente, temos centenas de livros e quadrinhos."

O desenvolvimento de Episódio VII é longo , mas não podemos dizer precisamente o que foi feito. Podemos especular, e se imagina que a nova presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy vai começar a contratação de pessoas que levem o filme rapidamente para as próximas etapas de produção. De fato, essas pessoas já podem estar trabalhando sob contratos restritos de sigilo. A Warner por exemplo cozinhou um roteiro da Liga da Justiça durante um ano antes do anúncio oficial que o filme estava sendo escrito.


A Industrial Light & Magic será exclusiva da Disney agora?
Todas as propriedades LucasFilm fazem parte deste negócio, mas a ILM continuará a operar como sempre. A empresa vai fazer o trabalho de efeitos para filmes da Disney (como no passado), mas não será um acordo de exclusividade. Jay Resulo, vice-presidente executivo e diretor financeiro da The Walt Disney Company, fez a  seguinte declaração:

"Nesta operação vamos adquirir os direitos sobre  Star Wars e as franquias de Indiana Jones, a equipe altamente talentosa e qualificada da Lucasfilm empresas de pós-produção, a Industrial Light and Magic e o  Skywalker Sound, além de um conjunto de tecnologias de entretenimento de ponta. Nossa avaliação se concentrou quase inteiramente sobre o potencial financeiro da franquia Star Wars, que esperamos que nos forneça um fluxo de oportunidades para contar histórias nos próximos anos através de todas as plataformas importantes em uma base global."

O que é Incerto
por Germain Lussier

O quão longe no futuro será Episódio VII  e sobre o que o filme vai tratar?

Esta é a pergunta das perguntas. Só porque o filme terá lugar após "O Retorno de Jedi" não significa necessariamente que vai apresentar os mesmos personagens. Games de Star Wars e livros falam extensivamente sobre o período após o término do Jedi, mostrando os filhos de Han e Leia, Luke reergendo os Jedis e encontrando um amor, e um sem número de outros assuntos. Algumas histórias se passam milhares de anos no futuro.

No entanto, o senso comum sempre entendeu que esses filmes ocorreriam algumas décadas a frente para dar sequência a premissa original. O universo finalmente está se recuperando do domínio do Império, os Jedi retornaram, e os personagens principais passaram adiante o que aprenderam. Luke é agora mais parecido com Obi-Wan, Han se tornou um líder etc. E para realmente completar o círculo dos prequels, os dróides teriam que estar nele. Não se esqueça, a maioria dos atores principais ainda estão vivos, por isso nunca diga nunca sobre eles voltando aos papéis. Além disso, é importante lembrar que a ascensão e queda de Darth Vader foi a espinha dorsal dos Episódios I-VI, sendo assim  nova a história precisa  mostrar  um pouco disso.


Quem vai dirigir "Star Wars Episódio VII"?
Sabemos que Episódio VII está nos estágios iniciais de desenvolvimento e George Lucas já está trabalhando nele tangencialmente. Ele também diz que deseja passar a franquia para a próxima geração. Portanto, qualquer cineasta - seja um vencedor do Oscar ou um estreante  - provavelmente ficaria aterrorizado e animado para tentar algo que apenas três pessoas já fizeram, dirigir um filme Star Wars. (não vamos mencionar filmes dos Ewoks aqui).

Fãs podem sonhar com nomes do nivel de Christopher Nolan, Steven Spielberg ou os Wachowski, mas a verdade é que eles já são cineastas estabelecidos. Este é um trabalho que pode solidficar uma carreira. É possivel que alguém com experiência, mas sem uma longa carreira fique com o serviço. Um diretor em situação parecida com a de  J.J. Abrams quando ele filmou "Star Trek".


O que isso pode significar para a série de TV de Star Wars?
Provavelmente nada. Essa série se passa entre os Episódios III e IV portanto eles não podem usar os scripts para os novos filmes, aliado ao fato de que a LucasFilm tem uma nova casa não altera o principal motivo do programa demorar a tomar corpo. A tecnologia para fazer uma série semanal barata de Star Wars ainda não existe. Deve estar nos planos, mas não deve acontecer tão cedo.

Será que veremos um longa animado de Star Wars feito pela Pixar ?
Não vamos esquecer que já existe uma animação de Star Wars no estilo Pixar. Agora que a Disney possui ambas, será que as empresas vão fazer um parceria? É improvável, pelo menos no futuro previsível. A Pixar já tem vários filmes em desenvolvimento, provavelmente,  mirando para além de 2017. Geralmente seus filmes são desenvolvidos ao menos três anos antes de o público ouvir falar sobre eles , considerando que a Disney comprou a Marvel em 2009, a Pixar já teve algum tempo para fazer alguma coisa com a empresa mas isso não aconteceu. Star Wars seria a mesma coisa. A Pixar gosta de fazer seus projetos, e até que isso deixe de ser lucrativo, vai demorar para ver a Pixar brincando fora de casa.
Mais razoável considerar a Walt Disney Feature Animation.


Vai existir um crossover entre Marvel e Star Wars?
A LucasFilm teve uma parceria com a Marvel no final dos anos 1970,  quando a Marvel publicou uma série em quadrinhos de Star Wars, antes que a Dark Horse comprasse os direitos nos anos 90. Enquanto ainda estamos na fase do"tudo é possível" e a Disney tem feito um trabalho magistral com a Marvel no cinema, mas é muito difícil que esses universos se cruzem na tela grande. Sem chance de ver uma briga entre o Homem de Ferro e o Boba Fett no cinema.  No entanto, a Disney está sempre em busca de conteúdo para TV e nesse formato um encontro poderia funcionar.

Leia o artigo na íntegra em Slashfilm.

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...