expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Os Infratores é um Thriller Rústico e Seco Feito Bebida Ilegal


Caninha da Roça>>>
Em "Os Infratores" ("Lawless") o diretor australiano John Hillcoat, retorna a parceria iniciada com o músico e roteirista Nick Cave no filme "Ghosts... of the Civil Dead" de 1988. A dupla australiana, cuja colaboração mais recente foi no western existencial "A Proposta" ("The Proposal"), recolhe os relatos do livro "The Wettest County in The World" de Matt Bondurant para montar um recorte da vida de um notório grupo de produtores de bebida na época da lei-seca nos EUA. 
A história é inspirada na vida do avô do autor, Jack Bondurant (interpretado por Shia Lebouf), caçula da família que enfrentou maus bocados no período da proibição da venda de bebida na década de 1930. Passado no condado de Franklin, região das  montanhas da Vírginia, "Os Infratores" mostra como as ligações políticas com a atividade ilegal bateram de frente com a  postura irascível dos irmãos Boudurant. A corrupção da polícia e o gangsterismo aproximam o filme da temática da série televisiva da HBO "Boardwalk Empire",  no entanto, Hillcoat usa o viés dos contrabandistas para observar as engrenagens que alimentaram a venda clandestina de bebida no período da grande depressão. 



O prestigio de Hillcoat atraiu um elenco atores do porte de Tom Hardy, Jessica Chastain, Guy Pierce, Mia Wasikowska e Gary Oldman que participa brevemente em apenas duas sequências. A persona do Shia LaBeouf, estigmatizada por papeis em blockbusters como "Paranoia" e "Transformers" é usada para corroborar a inexperiência de Jack. Irmão mais novo e eixo da história, seus atos inconsequentes vão catalisar boa parte dos acontecimentos do filme.



O estoico e resoluto Forrest Bourdant, ganhou uma atuação peculiar de Tom Hardy. Sua performance balbuciante, evocando o urso patriarca Zé Buscapé da animação da Hanna Barbera, "A Família Buscapé" causa humor involuntário. A incapacidade de interação com a bela ex-dançarina Maggie (sob a delicada pele de Jessica Chastain) oferecem o alívio cômico entre os atos de brutalidade da vida criminosa. Curiosamente, depois do vilão mascarado Bane de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", é o segundo filme esse ano onde fica difícil entender o que o ator está falando.



Sem sobrancelhas Guy Pearce desaparece como o agente especial Charlie Rakes, em uma atuação exagerada, o ator escolheu encarnar o antagonista da família de contrabandistas exalando os maneirismos dos vilões dos filmes produzidos nos anos 1930.


Em retrospecto, "Os Infratores" reconstitui esse período tão revisitado da criminalidade americana, instilando violência e drama em uma narrativa fluida sobre pessoas em rota de colisão. Não é o melhor trabalho de Hilcoat,  mas o filme funciona como um  thriller tão rústico e seco quanto o rum artesanal que saiu daquelas destilarias de fundo de quintal. 

Nota 7,0.


Os Infratores (2012) Trailer Oficial Legendado PLASMA from Imagem Filmes on Vimeo.


"Os Infratores" está atualmente em cartaz no Brasil.

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...