expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 5 de março de 2013

Tributo em vídeo as grandes cenas filmadas com o steadicam

Câmera na Mão>>>
Algumas inovações tecnológicas tiveram um grande impacto na forma de se fazer filmes e o Steadicam, criado pelo operador de câmara Garrett Brown, é um deles. Antes da invenção do Steadicam, um take em movimento podia ser realizado de duas maneiras basicamente: com uma câmera de mão, o que pode deixar a imagem tremida; e com a grua, que apesar de estável  limita a duração da tomada por estar presa à um determinado espaço a ser percorrido.

O steadicam  combinou pela primeira vez mobilidade e  estabilidade, mantendo a câmera balanceada por um sistema de giroscópios o operador pode agora navegar por ambientes estreitos e acompanhar o ritmo dos atores.  A partir de 1976, munidos do equipamento, cineastas  encontraram uma ferramenta que lhes permitiu romper fronteiras físicas dentro de um set de filmagem. Os filmes começaram a navegar por espaços  além dos limites da grua, sendo "Esta Terra E Minha" ("Bound For Glory"), o pioneiro no uso do steadicam. Em seguida vieram "Maratona da Morte" ("Marathon Man") , "Rocky, O Lutador" ("Rocky") entre varios filmes. Em 1980, quando filmava "O Iluminado (The Shining") Stanley Kubrick  levou a tecnologia adiante, ao requisitar uma adaptação que o permitisse filmar mais perto do chão. 

Kubrick e Brown no ser de "O Iluminado"

O resultado pode ser visto na fantasmagórica sequência de perseguição dentro dos labirintos gelados no clímax do filme. Desde então filmes como "O Retorno do Jedi"( "Return of Jedi") , "Carlito´s Way" e "Pulp Fiction" vem explorando tanto a energia cinética quanto a possibilidade de se mover junto com os protagonistas.

Para homenagear as conquistas do steadicam e suas aplicações desde sua invenção, o editor  Larry Wright ,  criou um vídeo de 10 minutos, com cenas de 33 filmes e 4 séries de TV. "The Art of Steadicam" reúne cenas de  "O Clube da Luta", "Os Bons Companheiros", "Kill Bill" , "The West Wing" entre outros títulos, nesse tributo as longas tomadas por entre salas, corredores, labirintos e campos de batalha.



Os filmes usados fazem parte da lista como as 50 melhores tomadas de steadicam organizada pelo Steadishots.org. Para ver os nomes dos filmes usados no vídeo acesse aqui.

Via Slashfilm

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...