expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ray Harryhausen, mestre dos efeitos especiais faleceu hoje

Mestre dos Bonecos>>>
Hoje morreu o titã dos efeitos especiais em stop-motion, Ray Harryhausen . A lenda do cinema, que  tinha 92 anos de idade, criou técnicas inovadoras, que influenciaram gerações de cineastas, técnicos e cinéfilos, em filmes produzidos entre 1955 e 1981. Seus esqueletos espadachins, dinossauros e outras criaturas mitológicas se tornaram ícones da ficção científica e da fantasia no século passado. Embora ele  tenha se aposentado há mais de 30 anos,  sua obra continua reverberando até hoje. George Lucas disse certa ocasião: "sem Ray Harryhausen,  provavelmente não teria existido Star Wars."  Para  Peter  Jackson, "O Senhor dos Anéis  foi seu "filme  de Ray Harryhausen". 

Filmes como "Fúria de Titãs",  "Jasão e os Argonautas", " Simbad e o Olho do Tigre" entre tantos outros serviram de inspiração para diretores como James Cameron, Sam Raimi e Steven Spielberg. As técnicas aprimoradas por Harryhausen, foram usadas até o início dos anos 90,  em filmes como"O Exterminador do Futuro" ,  "Robocop" e na trilogia Star Wars, por discípulos como Phil Tippett.  Hoje, animadores como Nick Park, fundador da Aardman, seguem inspirados pela obra de Harryhausen.

Com o desenvolvimento dos efeitos digitais e a animação em computação gráfica, o stop-motion se tornou obsoleto para filmes live-action. Mesmo assim, as criaturas fantásticas produzidas por Harryhausen tem um aspecto físico imbatível. Tive a sorte de visitar uma exposição alguns anos atrás no Museu de Cinema de Berlin, que trazia os modelos articulados originais criados no estúdio de Harryhausen. Ver personagens como o Kraken e o Ciclope de perto foi algo inacreditável.

Vale rever os trabalhos do mestre nesse vídeo com vários trechos de filmes que usaram seus efeitos especiais:


Raymond Frederick Harryhausen, descanse em paz.

Via Slashfilm





Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...