expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ele não está morto Jim: Empresa lança 'Tricorder Médico' inspirado em tecnologia de Star Trek


Perto da Fronteira Final>>>
Durante os anos sessenta, quando a clássica série de TV  "Star Trek" ainda era conhecida como "Jornada nas Estrelas",  foi apresentado o conceito do Tricorder Médico, um dispositivo que faria leituras dos sinais vitais, dando em poucos instantes informações precisas sobre o estado físico de uma pessoa. Desde então nerds e hipocondríacos têm sonhado que essa tecnologia se tornasse disponível bem antes do longínquo século 23. Boas notícias  para quem gosta de receber más notícias: recentemente a empresa Scanadu  conseguiu desenvolver aparelhos que fazem basicamente o que os tricorders médicos de Star Trek anunciavam. 
Qual é o diagnóstico McCoy?
O dispositivo, batizado como Scout   fornece  informações vitais precisas sobre qualquer ser humano em poucos segundos, apenas em contato com a pele. Custando 150 dólares o aparelho precisa de 10 segundos em contato com a sua têmpora esquerda, para calcular sua freqüência respiratória, pressão arterial (sistólica, diastólica), nívels de estresse e oximetria, além de um eletrocardiograma. Atualmente a Scanadu oferece  três variantes do equipamento, além do aperfeiçoamento de um dispositivo em separado, apropriado para análise de urina,  chamado Project ScanaFlo.

O Scout funciona com um processador de 32-bit construído sobre o mesmo sistema que o Curiosity Rover da NASA usa  analisar amostras do solo marciano. Um conjunto de sensores, acelerômetros,  leitor infravermelho e microfones permitem que o Scout  colete e analise os  sinais vitais. De acordo com Walter de Brouwer , fundador da  Scanadu  será possível fazer  atualizações do firmware do dispositivo para adicionar novas funcionalidades. 


A Scanadu está lançando uma campanha de crowdfunding  através da IndieGoGo, cuja a meta inicial era conseguir 100 mil dólares para financiar o lançamento do aparelho no primeiro semestre de 2014.  Faltando 10 dias para encerrar o prazo da campanha o Scout  já arrecadou mais de 300 mil dólares. Apesar de ainda não contar com a aprovação do FDA ( Food and Drug Administration, na sigla em inglês) a empresa afirma  que nessa fase inicial, os primeiros usuários serão fundamentais para ajudar reunir os dados necessárias para o órgão governamental americano reconhecer sua eficácia. Outra  vantagem que a empresa está oferecendo para os seus primeiros clientes  será uma visita à NASA, para participar de uma oficina de medicina espacial. 
Outro item adicional do Scout  são duas paletas chamadas ScanaFLO para  realizar a análise de urina.  Ao ser pareado com um  smartphone, o ScanaFLO pode fazer testes de  gravidez, níveis de proteína, leucócitos, nitrato, sangue, bilirrubina, glicose e  pH, entre outros.

Via GizmodoIndieGoGo



Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...