expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Completando 25 anos, a criação do 'Batman' de Tim Burton é resgatada em documentário

Origem Secreta>>>
Hoje completam  25 anos que o "Batman" de Tim Burton foi abriu sua capa nos cinemas pela primeira vez. Fundamental para implantar definitivamente o logo do Homem-Morcego nos céus do inconsciente popular, o filme de 1989 deu início a uma febre que se tornaria conhecida como batmania, transformando o Cavaleiro das Trevas no morcego das asas de ouro para a Warner Bros. Mas nos meses que precederam o lançamento do filme não era bem assim, e o estúdio temia que o público ainda associasse o vingador dos quadrinhos com Adam West, bat-danças e o humor colorido da série dos anos 60. 

Uma das armas secretas usadas para fomentar o hype em torno da esperada adaptação mais sombria foi um documentário promocional de 20 minutos, que apresentava os bastidores da produção. O especial dirigido por Andrew Gillman se embrenhou pelo set de filmagem em Londres, onde conversou com os principais envolvidos na criação do filme, entre eles o próprio Burton e o genial desenhista de produção Anton Furst. Metido no meio da peça publicitária, Bob Kane, o "pai" do Batman, fala das suas influências na gênese do cruzado embuçado, mas convenientemente o velho batuta se esqueceu de mencionar o parceiro Bill Finger, que basicamente contribuiu com os principais elementos da mitologia do morcegão.

1989batman desencavou essa relíquia, veja abaixo:



Apesar da ressalvas que guardo desde a estréia do filme, seu legado é inegável. A atmosfera expressionista realizada na arquitetura de Gotham City é espetacular, e a trilha sonora composta por Danny Elfman é um dos melhores temas da história do cinema. Infelizmente Burton estava mais fascinado com a idéia do Coringa do que com seu protagonista, que ficou em segundo plano. Michael Keaton foi uma escolha corajosa, mas nunca comprei o Besouro Suco como alguém que pudesse ocupar a silhueta do Batman. De qualquer forma aquele mês de julho de 1989 foi muito divertido para quem enfrentou as longas filas com o onipresente logo dourado e preto sobre nossas cabeças.



Via Slashfilm
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...