
A vasta obra de Isaac Asimov, ajudou a construir os pilares da ficção científica ao longo de século 20. Ao lado de Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, Asimov figura no panteão dos grandes mestres do gênero com livros que imaginaram o surgimento de robôs e a séries dedicadas a milhares de anos de avanços da humanidade. Apesar do legado de Asimov, a complexidade e dimensão das suas tramas se dissolvem ao serem transportadas para o cinema em filmes como "O Homem Bicentenário" e "Eu Robô".
Mas se a tela grande não teve espaço o suficiente para as elaboradas ideias do escritor, uma janela menor como a televisão pode ser ambiente ideal para os conceitos de Asimov serem explorados.
De acordo com o The Wrap, o roteirista Jonathan Nolan está desenvolvendo para a HBO uma série inspirada nos romances "Fundação", "Fundação e Império" e "Segunda Fundação". Considerada "infilmável" a trilogia de livros, que se expande por prequels e sequências, narra a saga iniciada pelo matemático Hari Seldon, um psico-historiador capaz de prever eventos de grande escala, utilizando princípios científicos. Quando Seldon antevê a queda do Império Galáctico, que irá precipitar uma idade das trevas duradoura de 30.000 anos, ele estabelece dois oásis humanos chamados Fundações, em um esforço para preservar o conhecimento da humanidade.
Ao promover seu novo filme, Nolan comentou com The Playlist sobre a trilogia "Fundação":
Bem, os livros da série "Fundação" de Isaac Asimov do são muito fodas - Certamente eles não são bem conhecidos, mas são um conjunto de livros que acho que todo mundo se beneficiaria da sua leitura. É uma série de livros cuja influência é enorme; eles têm muitos imitadores e muita gente foi inspirada por eles, mas volte lá e leia, existem algumas idéias que vão deixar sua cabeça em pegando fogo.

Recentemente Roland Emmerich deixou a comunidade de fãs temerosa, quando anunciou que estava trabalhando em uma versão de "Fundação" para a Sony. Felizmente, quando os direitos expiraram no início do ano, a HBO decidiu comprá-los. Atualmente Nolan está produzindo a adaptação do livro "Westworld" para o canal.